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Conheça tudo sobre o Seguro de Crédito

A busca por novos mercados, novos clientes e uma maior concorrência, exigem uma maior atenção ao seu negócio, bem como a necessidade de conceder limites de crédito. Nesse sentido, o Seguro de Crédito aparece como uma solução importante para esse cenário, minimizando os riscos financeiros para sua empresa.

Seguro de Crédito

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Nessa matéria, preparamos um material completo sobre Seguro de Crédito. Confira:

  • O que é Seguro de Crédito;
  • Como funciona o Seguro de Crédito;
  • Principais modalidades do Seguro de Crédito;
  • Principais benefícios do Seguro de Crédito;
  • Em caso de sinistro, o que deve ser feito;
  • O que é necessário para a contratação;
  • Conte com uma equipe especializada no Seguro de Crédito.

O que é Seguro de Crédito

Ele é a categoria de seguro que tem por objetivo proteger empresas (credoras) de problemas de inadimplência para os casos de pagamentos a prazo, ou seja, se o cliente (devedor) não realizar o pagamento de uma compra, o seguro indeniza a empresa segurada.

Mais que uma ferramenta de simples transferência de risco, o Seguro de Crédito é uma ferramenta para uso comercial, ampliação de vendas, penetração em novos mercados e obtenção de melhores condições de financiamento.

Além disso, ele se tornou uma peça fundamental para a penetração em novos mercados e concessão de mais limites e mais prazos para clientes, como meio de alavancar as vendas das empresas seguradas.

Outro ponto importante, é que esse tipo de seguro possibilita que a empresa segurada possa negociar com bancos a antecipação de recebíveis e assim ter um controle de caixa mais assertivo e flexível.

Como funciona o Seguro de Crédito

Para iniciar o processo de Seguro de Crédito, o corretor de seguros faz a análise de risco do cliente. Isso porque qualquer contratação de seguro de crédito demanda um rigoroso processo de diagnóstico a ser realizado pelo corretor de seguros que irá avaliar a operação da empresa com o objetivo de definir o melhor desenho da apólice.

Este seguro é contratado por empresas que realizam operações de crédito em suas vendas e preferencialmente para pessoa jurídica.

Portanto, para ilustrar melhor, separamos em 3 partes os elementos principais do Seguro de Crédito

  • Seguradora – Empresa responsável pela indenização ao segurado, no caso de inadimplência por parte do devedor.
  • Credor/empresa que realiza a venda a prazo — pessoa jurídica que contrata o seguro de crédito em benefício próprio e em favor de quem financia a operação de crédito;
  • Devedor/clientes compradores— pessoa jurídica que está obrigada ao pagamento do crédito que foi concedido ao segurado.

As coberturas e a indenização são estipuladas de acordo com a particularidade de cada apólice.

Principais modalidades do Seguro de Crédito

  • Riscos comerciais – Cobertura de Mora Prolongada e Insolvências.
  • Garantia Riscos Políticos – Expropriação (ações ilegais, arbitrárias ou discriminatórias do governo que levem à privação do investimento total ou parcial ou ainda que impactem o pagamento de obrigações), violência política e impossibilidade de conversão de moedas.
  • Seguro de Crédito I CRI/CRA – Seguro de Crédito para Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Imobiliário (CRI).

Principais benefícios do Seguro de Crédito

  • A Seguradora substitui o devedor em caso de inadimplência;
  • Melhoria na gestão de crédito;
  • Proteção contra perdas significativas;
  • Credibilidade junto a instituições financeiras;
  • Opinião totalmente neutra entre a agressividade comercial e a prudência financeira;
  • Gestão de análise e liberação de limites para clientes, passa a ser realizada pela seguradora;
  • Redução de despesas na gestão de crédito;
  • Produto mais competitivo.

Em caso de sinistro, o que deve ser feito?

Na ocorrência de qualquer sinistro, o segurado deverá acionar, de forma imediata, a corretora de seguros.

Em seguida, aseguradora irá designar o responsável por levantar as informações e documentos inerentes ao sinistro, confeccionar o relatório e enviá-lo à área de sinistros da companhia que fará a análise do mesmo, para seguir com a indenização se for o caso.

O que é necessário para a contratação

  • Primeiro, você deverá preencher o questionário enviado pela corretora e de forma detalhada com as informações pertinentes ao seguro. Lembrando que, quanto mais informações constar no documento, mais rápida será a devolutiva de proposta e precificação correta para o risco em questão.
  • Segundo, a corretora de seguros enviará por e-mail ou por mensagem via WhatsApp todas as cotações realizadas pelas melhores seguradoras do mercado.
  • Terceiro, analise com calma e muita atenção as cotações enviadas. Por fim, escolha a proposta que mais se encaixe ao seu negócio.
  • Quarto, após a assinatura do contrato, pode ficar tranquilo que sua operação de crédito estará segura.

Conte com a Zattar Seguros para contratar o Seguro de Crédito

Minimize os riscos de inadimplência do seu negócio e tenha uma visão geral realista financeira de seus parceiros de negócios, no Brasil e no mundo.

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