fbpx Skip to content

Rotina desgastante nas estradas interfere na saúde mental e segurança de motoristas

Apontado como um dos principais problemas de saúde para os motoristas, o estresse e a ansiedade aumentam os riscos de acidentes na estrada. 

São mais de 2 milhões de motoristas nas rodovias brasileiras com a missão de garantir o abastecimento da população. Apesar de sua importância para a economia, a rotina desgastante da profissão mostra efeitos na saúde, não apenas físicos, mas psicológicos.

A depressão está entre as seis maiores causas de afastamentos dos caminhoneiros no INSS, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O estresse e ansiedade no volante afetam o bom desempenho, atenção e a segurança do motorista e sua carga durante a jornada. 

Por isso, é fundamental que as transportadoras ou profissionais autônomos estejam atentos a esse risco, entendam suas causas e busquem medidas de prevenção para atuarem com mais tranquilidade.   

A rotina, as preocupações e os maus hábitos nas rodovias

A rotina dos caminhoneiros é intensa. De acordo com o levantamento mais recente da Confederação Nacional do Transporte – CNT, os motoristas chegam a rodar mais de 9 mil km por mês e a trabalhar 11,5 horas por dia

A pesquisa, que entrevistou profissionais autônomos e empregados de frotas, mostra como pontos negativos da profissão o fato de ela ser perigosa/insegura (65,1%), desgastante (31,4%) e de comprometer o convívio familiar (28,9%).

Os assaltos e roubos são a maior dificuldade encontrada por 64,6% dos caminhoneiros entrevistados. De acordo com o levantamento da CNT,  49,5% desses profissionais já recusaram uma viagem por conta do risco de roubo/assalto durante o trajeto. 

O custo do combustível aparece como o segundo maior entrave vivenciado pelos motoristas (35,9%). Os trabalhadores também destacam como ameaças à profissão no futuro o baixo ganho (50,4%), a baixa qualidade da infraestrutura (20,9%) e a ausência de qualificação profissional adequada (15,6%). 

Ao lado dos riscos externos, hábitos de má alimentação e privação de sono também contribuem para uma sobrecarga. Cerca de 40% dos caminhoneiros entrevistados estavam acima do peso e não praticavam exercícios físicos. Quase metade deles dorme menos do que o suficiente recomendado por médicos, que é sete horas por dia. 

Como vai a saúde mental dos caminhoneiros

Quando questionados sobre os problemas médicos que os caminhoneiros já trataram, estresse fica entre os cinco primeiros da lista, ao lado de pressão alta, dores de cabeça, problemas de visão e coluna. 

Aqueles que relatam ter buscado tratamento para problemas psicológicos, apontam a depressão como a principal causa, com quase 60%. Também são citados problemas como irritabilidade constante, baixa auto-estima, indisposição para realizar tarefas, esquecimento constante e perda de memória, falta de concentração, ansiedade, estresse e síndrome do pânico. 

Como reconhecer um problema psicológico?

É um grande desafio reconhecer os sinais que mostram que algo não está bem. Isso porque esses sintomas são facilmente confundidos com outras doenças. Por exemplo, uma noite mal dormida pode ser atribuída ao desconforto e barulho durante a parada. No entanto, pode se tratar de um quadro de  insônia causado pela ansiedade

Outra questão é que problemas como a depressão, se dão de forma progressiva e silenciosa a partir de vários fatores e vai agravando com o tempo. Os maus hábitos por um longo período, episódios seguidos de estresse, tensão e traumas, podem resultar na doença.

Vale lembrar que são vários os problemas de ordem psicológica, e a melhor forma de diagnosticar e tratar é com um profissional qualificado, como psicólogo ou psiquiatra. Portanto, ao perceber sinais recorrentes, é importante buscar ajuda. Entre os principais sintomas de problemas como estresse, depressão e ansiedade, temos:

  • Mudanças na apetite;
  • Alterações no sono;
  • Medo;
  • Inquietude e irritabilidade;
  • Perda de desejo sexual;
  • Tristeza;
  • Angústia;
  • Choro;
  • Dor torácica;
  • Palpitações;
  • Pensamentos acelerados;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixa auto-estima;
  • Vertigem;
  • Dores musculares.

Como motoristas podem prevenir e cuidar da saúde mental?

Buscar mais qualidade de vida e segurança é fundamental para promover a saúde para quem atua como motorista de cargas. Apesar da rotina estressante e desgastante, é importante driblar ao máximo os fatores que contribuem para a sobrecarga emocional. 

  • Boa alimentação: prezar por uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para que o organismo funcione corretamente. Além do consumo suficiente de água para uma hidratação adequada. 
  • Exercícios físicos: tirar um momento do dia para praticar exercícios e movimentar o corpo com uma caminhada ou esporte estimula a produção de substâncias como endorfina e serotonina. Isso ajuda a relaxar, traz bem-estar e melhora o humor, o que contribui para redução da ansiedade. 
  • Programação: mapear e programar uma rota segura, estabelecer bons prazos, bem como prever os locais de paradas, tudo isso contribui para uma viagem mais tranquila.
  • Plano de saúde: manter exames preventivos em dia, acompanhar os problemas de saúde, seja físico ou psicológico, para um cuidado completo.
  • Segurança: prevenir riscos e contar com mecanismos de suporte em casos de incidentes, roubos ou furtos, é fundamental para diminuir a tensão e dar mais tranquilidade no dia a dia. Sem se preocupar com essas ameaças, o motorista pode se dedicar e focar na direção. 

A mudança de comportamento e a conscientização são importantes para superar os riscos e episódios de estresse que esses profissionais enfrentam. Afinal, o motorista de cargas precisa manter o corpo funcionando bem, para que possa garantir a atenção e cuidado constante que a atividade exige.

Posts Relacionados