Desde o início da pandemia de covid-19, diversos setores da economia passaram por instabilidades. No entanto, o que se observa na construção civil é um saldo positivo, com crescimento de 10,7% em 2020. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a maior alta entre dez grupos de atividades econômicas pesquisadas.
Para o ano de 2021, a expectativa também é otimista. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a estimativa para este ano é um aumento de 4% no PIB da construção, o que pode significar a geração de 200 mil novos empregos no setor. É o maior crescimento em oito anos.
Podemos observar o fenômeno até mesmo no volume de fretes para construção civil, que apresentou um aumento de 116% em 2020. Para se ter uma ideia, a demanda para o transporte de pedras aumentou 140% e o de cimento 116%. Esses dados são do terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2019.
Se, por um lado, o país conta com grandes investimentos públicos e privados com obras e infraestrutura, do outro, não podemos esquecer dos riscos que acompanham este tipo de atividade e que podem ameaçar sua rentabilidade.
A alta demanda na construção civil requer um olhar mais atento aos riscos
Seja no planejamento ou logística, da execução à entrega da obra, em todas as etapas passamos por diversos processos que envolvem riscos relacionados a vidas e patrimônio. Quando falamos em uma alta demanda, inevitavelmente temos uma maior exposição.
Entre os riscos mais comuns no canteiro de obras, podemos destacar:
- Morte ou invalidez do empregado: este é o primeiro risco que vem à mente das pessoas quando o assunto é construção civil, e não é por acaso. A ocupação servente de obras está entre as cinco que mais sofrem com incidentes – cerca de 97 mil, de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho.
- Danos a terceiros: uma obra é um local de circulação de pessoas, incluindo fornecedores ou visitantes que também ficam expostos a incidentes. Não estar preparado para este risco causa muita dor de cabeça e pode gerar grandes valores indenizatórios relacionados à Responsabilidade Civil.
- Interrupção de negócios: diversos fatores podem levar a paralisação ou atraso de um empreendimento. Incidentes com máquinas e equipamentos, incidentes ambientais, panes elétricas, incêndios, por exemplo, são situações que precisam ser previstas e podem gerar grandes prejuízos.
Proteção para o seu empreendimento do início ao fim
A Zattar Seguros conta com uma equipe experiente e com amplo conhecimento técnico para entender seus riscos e oferecer estratégias que vão proteger seu patrimônio e dar mais tranquilidade caso ocorra algum evento que ameace o seu negócio.
Contamos com soluções especiais para a construção civil, como Riscos de Engenharia, RC em Obras, Seguro Garantia, Riscos Ambientais, entre outros. Entre em contato para saber mais.