fbpx Skip to content

RC Ambiental: Acidentes durante o transporte de cargas

Não é de hoje que a agenda ambiental se mostra cada vez mais relevante para o desenvolvimento dos negócios. De um lado, as leis, normas e fiscalizações são cada dia mais rígidas, do outro, o passivo ambiental de empresas se torna fator de risco a ponto de afastar investidores.

Neste cenário, soluções para gerenciar riscos e proteger o patrimônio em casos de eventos que impactam o meio ambiente são medidas estratégicas para a saúde financeira e reputação das organizações.

Um produto importante ligado a essa necessidade é o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, ou apenas “RC Ambiental”. Na prática, além do reembolso por prejuízos decorrentes de danos materiais e corporais a terceiros, a cobertura também pode atender o ressarcimento das despesas com remediação e monitoramento ambiental, até mesmo custos jurídicos.

Quem precisa do Seguro RC Ambiental?

Comumente, acidentes envolvendo poluição e contaminação são atribuídos a grandes indústrias e empreendimentos. No entanto, é fundamental que as organizações, sendo grandes e pequenas, façam uma análise criteriosa de toda sua cadeia produtiva para identificar se este risco existe e qual a sua responsabilidade em cada processo.

São muitos os ramos de atividades sujeitos a riscos que envolvem danos ambientais. Os sinistros mais comuns estão ligados ao transporte de produtos ou resíduos. Um exemplo de algo que deve ser analisado, neste caso, é a corresponsabilidade do transportador e contratante sobre a carga e os prejuízos em casos de acidentes. Confira alguns números:

Transporte no topo da lista de acidentes com danos ambientais

O Relatório de Acidentes Ambientais, publicado pelo IBAMA, mostra as emergências ambientais por tipologia, onde quase 40% das ocorrências foram em rodovias. Na sequência, estão registros de emergências em plataformas (20%), embarcações (10%) e ferrovias (10%).

Nos índices da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), os transportes são os principais causadores de emergências químicas.

Durante o ano de 2020, 54,86% dos acidentes com emergências químicas foram por transportes rodoviários, seguido pelos acidentes na indústria (10,34%), e o transporte por duto (7,52%).

Segundo a CETESB, líquidos inflamáveis, substâncias corrosivas, gases inflamáveis e tóxicos são os principais contaminantes.

Preocupe-se com o desenvolvimento dos seus negócios. Nós cuidamos do seu risco

A Zattar Seguros é uma empresa de assessoria e corretagem de seguros especializada em prevenção de perdas, processos de avaliação de risco e desenvolvimento de produtos personalizados junto aos maiores e mais relevantes grupos de seguros e resseguros.

Agende uma conversa com nossos especialistas!

Posts Relacionados