fbpx Skip to content

Transporte aquaviário: Cresce o volume de cargas na modalidade

Entenda os benefícios do transporte por via marítima e a importância do seguro para proteger a operação. 

Um estudo divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostrou um crescimento das navegações de interior e de cabotagem no Brasil. Em 2019, houve uma elevação de 20,7% do indicador tonelada – quilômetro útil (TKU) para o transporte via navegação interior, na comparação com 2018. Na cabotagem, o crescimento foi de 6%. O indicador TKU é um dos principais parâmetros da operação dos modos de transporte.

A navegação de interior é aquela feita em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional. Já a cabotagem é a navegação entre os portos ou pontos do território brasileiro.

Existem muitos benefícios e incentivos na utilização do modal aquaviário no transporte de cargas. Podemos destacar um menor custo no caso de longas distâncias, além do fato de ser menos poluente. No entanto, a alta na demanda alerta para a importância da gestão de riscos e contenção de danos neste tipo de operação, que pode ser bem complexa.

Navegar é preciso, com segurança

No início de 2021 acompanhamos pelos noticiários o caso do navio Ever Given que encalhou no Canal de Suez e todos os impactos gerados na logística internacional. A interrupção nas operações afetou o abastecimento de insumos para diversas empresas e indústrias, assim como a chegada de produtos para consumidores finais. Foram bilhões de dólares em prejuízos, e meses após o ocorrido ainda são negociadas as indenizações entre os envolvidos. 

Em escalas menores, no que tange a segurança da carga e responsabilidades envolvidas em operações marítimas, diversas situações são observadas na rotina no embarque, transporte e armazenamento de produtos. Isso inclui riscos de perdas, danos e atrasos na operação. Alguns exemplos são:  

  • naufrágio; 
  • abalroação; 
  • colisão; 
  • explosão; 
  • incêndio; 
  • raio e suas consequências; 
  • ressaca e tempestade; 
  • mudança forçada de rota (arribada); 
  • danos ambientais;
  • entre outros. 

Seguro de cargas no transporte marítimo e intermodal

Felizmente existem excelentes opções oferecidas pelas seguradoras para proteger a carga e toda a operação diante desses riscos. Isso significa mais segurança e tranquilidade para o cliente e transportadora. 

Para contar com uma cobertura adequada, é considerado um conjunto de fatores, como: tipo de mercadoria, embalagem, valores transportados, performance do risco, logística, rotas, armazenagem, além de questões específicas do segurado.

Isso se aplica até mesmo em operações de transporte intermodal, ou seja, a utilização integrada da cadeia de transportes – quando uma carga é enviada por transporte rodoviário e marítimo, por exemplo, muito comum no agronegócio. 

Leia mais: Os fretes com origem dos portos mostram o avanço da importação e exportação durante 2021. 

Quer saber mais sobre soluções em seguros para Logística & Transporte?

A Zattar Seguros conta com soluções completas para transportadoras e embarcadores na movimentação de cargas em território nacional e internacional em todos os modais. Clique aqui e fale com nossos consultores. 

Posts Relacionados