fbpx Skip to content

Brasil registrou 14 mil ocorrências de roubos de cargas em 2020

Levantamento da NTC&Logística revela persistência do problema para o transporte rodoviário. Prejuízo chega a R$ 1,2 bilhão.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou o Panorama Nacional – Roubos de Cargas 2020. Realizado com uma base de informações colhidas em fontes formais e informais, o relatório trouxe um total de 14.159 ocorrências de roubos de cargas no Brasil no período de um ano.

A região Sudeste continua a ser a mais afetada, arcando com 81,33% das ocorrências. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 8,89%; Nordeste, com 6,66%; Centro-Oeste, 1,91%; e, por último, a região Norte, com 1,21%. 

Entre os produtos mais visados por ataques criminosos, se destacam:

  • Produtos Alimentícios 
  • Cigarros
  • Combustíveis 
  • Eletroeletrônicos 
  • Produtos Farmacêuticos 
  • Bebidas
  • Autopeças 
  • Defensivos Agrícolas 
  • Têxteis e Confecções 

Medidas de segurança cooperam com

a diminuição de ocorrências

Apesar de ainda mostrar um índice de ocorrências preocupante, os números de 2020 apresentam uma queda de 23% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 18.382 casos. 

De acordo com o assessor de segurança da NTC&Logística e responsável pelo levantamento, coronel Paulo Roberto de Souza, a redução está relacionada ao investimento das empresas em tecnologias e medidas de segurança em suas operações, o que possibilita uma resposta muito mais rápida e ativa em relação às tentativas de delito, e, também, ao trabalho dos órgãos de segurança pública, que têm atuado com mais rigor no combate aos delitos de roubos de cargas.

Com informações: CNT.org

Gerenciamento de riscos e prevenção no transporte de cargas 

A Zattar Seguros conta com gestores de risco com mais de 15 anos de experiência atuando em cargos de liderança nas maiores Gerenciadoras de risco de transporte de carga do país.

Conte com uma consultoria especializada em Gerenciamento de Riscos de Transporte, programas de prevenção de perdas, palestras e treinamentos direcionados para redução de roubos e acidentes, projetos especiais para gestão de riscos e prevenção, entre outras soluções para proteger o seu negócio. 

Posts Relacionados